01 -
Junta o leite, as natas e uma colher de açúcar numa panela pequena aquecida em lume médio. Aquece até começar a criar bolhas ao redor.
02 -
Bate as gemas com o açúcar restante numa tigela. Quando a mistura de leite estiver quente, adiciona aos poucos 120ml dela às gemas, mexendo sem parar, para evitar cozer os ovos.
03 -
Devolve a mistura das gemas à panela com o resto do leite. Cozinha mexendo sempre até o creme cobrir a parte de trás de uma colher (2 a 3 minutos). Não deixes ferver.
04 -
Passa o creme por uma peneira fina para retirar pedaços sólidos. Mistura a baunilha e o álcool, caso uses. Cobre diretamente com película aderente e deixa refrigerar até ficar bem frio, por pelo menos 1 hora.
05 -
Coloca o forno a 175°C com a grelha a meio caminho. Separa um prato fundo com capacidade para 2 litros ou uns ramequins pequenos, se preferires.
06 -
Numa tigela média, mexe bem o leite, as natas, açúcar, ovos, baunilha e o sal até ficar bem homogéneo.
07 -
Coloca as fatias de pão cortadas no prato ou ramequins. Sobre esse pão, deita lentamente a mistura do creme até quase cobrir deixando o topo de fora. Espera uns 15 minutos e adiciona mais creme caso o pão já o tenha absorvido.
08 -
Enquanto o pão descansa, mistura num recipiente o açúcar mascavado com a canela. Adiciona a manteiga e mexe bem até formar uma pasta uniforme.
09 -
Espalha a mistura de canela uniformemente por cima do pudim. Coloca o prato numa forma grande com água quente até atingir metade da altura do prato. Asse por 50 a 60 minutos até o creme ficar firme e a parte de cima dourada.
10 -
Depois de assado, retira da água e deixa descansar 5 a 10 minutos. Despeja o creme anglaise gelado por cima e prova enquanto está quente.