01 -
No processador, bata os dentes de alho até ficarem bem picados. Divida em três porções.
02 -
Misture os verdes, manjericão, uma das porções de alho, parmesão e as nozes no processador. Bata algumas vezes e, aos poucos, adicione o azeite. O resultado deve ser uma textura mais grossa, meio quebradiça. Se ficar muito líquido, acrescente mais queijo. Reserve.
03 -
Combine outra parte do alho com os tomates secos e azeite no processador. Bata até obter pedaços menores. Reserve.
04 -
Coloque o alho restante e todo o queijo creme no processador. Bata até atingir uma textura lisa e bem cremosa.
05 -
Num pequeno molde retangular, cubra o interior com película aderente, deixando sobras nas bordas. Por cima, coloque o queijo provolone, cobrindo todo o fundo e os lados da forma.
06 -
Primeiro, espalhe uma camada do queijo creme. Depois, adicione o pesto, seguido pela mistura de tomate. Coloque uma camada de provolone e repita. Finalize com queijo creme no topo e cubra com provolone novamente.
07 -
Dobre as pontas da película aderente sobre o topo, apertando suavemente para selar. Leve ao frigorífico por no mínimo 12 horas ou até o dia seguinte para que os sabores se realcem.
08 -
Retire do frigorífico uns 20 minutos antes de servir. Vire com cuidado num prato e retire a película. Acerte as bordas do provolone para deixar tudo bem quadrado. Enfeite com folhas frescas de manjericão.