01 -
Aqueça uma panela grande com água salgada até ferver. Cozinhe as ervilhas por uns 3 minutos, até ficarem macias. Use uma peneira para transferi-las para uma tigela com água gelada. Escorra quando estiverem frias e reserve. Guarde a água para cozinhar os nhoques.
02 -
Bata o ovo em uma tigela. Misture o queijo ricotta até ficar homogêneo e, em seguida, o parmesão ralado. Acrescente a farinha e o sal e mexa com uma colher de pau até que a farinha seja incorporada e a massa se forme. Não misture demais.
03 -
Passe a massa para uma bancada levemente enfarinhada. Molde-a em um rolo comprido, acrescentando mais farinha, se necessário. Corte o rolo em pedaços de 1-2 cm. Cozinhe os pedaços na panela com água salgada reservada por 3 minutos ou até começarem a flutuar.
04 -
Enquanto isso, derreta 3 colheres de sopa de manteiga em fogo médio em uma frigideira pequena. Reduza para fogo baixo e cozinhe até que fique dourada e com cheiro levemente amendoado.
05 -
Em outra frigideira, derreta a colher de sopa de manteiga restante em fogo médio-alto. Adicione as ervilhas-tortas e os aspargos, refogando rapidamente por cerca de um minuto até ficarem levemente dourados. Misture as ervilhas reservadas para esquentar e tempere com raspas de limão, suco de limão e uma pitada de sal.
06 -
Escorra os nhoques cozidos e transfira-os para a manteiga dourada, deixando dourar rapidamente. Coloque os nhoques no prato, regue com a manteiga dourada e distribua os vegetais refogados por cima. Decore com cebolinha picada, pimenta-do-reino moída na hora e sal marinho em flocos.