01 -
Ligue o forno a 200°C (ou 180°C com ventilação). Forre uma forma redonda de 20cm com papel manteiga.
02 -
Misture a farinha, o açúcar, a canela e o sal em uma tigela. Adicione a manteiga derretida e o extrato de baunilha, mexendo com um garfo até que tudo esteja umedecido, mas ainda com grumos.
03 -
Rale a casca de limão para usar na massa. Reserve antes de usá-lo para espremer o suco nos mirtilos.
04 -
Misture os mirtilos com o suco de limão. Polvilhe com açúcar e farinha, mexendo até que os ingredientes cubram bem as frutas. Deixe separado.
05 -
Numa tigela menor, bata a farinha, o fermento e o sal juntos.
06 -
Em uma tigela maior, bata o açúcar, o extrato de baunilha, as raspas de limão e os ovos até formar uma mistura leve (uns 15 segundos com a mão). Acrescente a manteiga derretida e o creme de natas, mexendo bem.
07 -
Com uma espátula, incorpore a mistura seca em três partes à mistura líquida. Depois, despeje o leite aos poucos, mexendo tudo com cuidado até unir os ingredientes. Pequenos grumos não são problema.
08 -
Transfira a massa para a forma preparada. Distribua os mirtilos por cima. Se sobrar farinha na tigela dos mirtilos, espalhe sobre as frutas. Coloque pedaços da farofa por cima, cobrindo cerca de 85% do topo. Aperte qualquer parte solta para formar pedaços crocantes.
09 -
Asse por 65 minutos, girando a forma na metade do tempo. Teste com um palito no centro - ele deve sair limpo (manchas do mirtilo são normais).
10 -
Deixe o bolo esfriar na forma por 10 minutos. Remova com cuidado da forma e deixe esfriar mais 10 minutos antes de fatiar.
11 -
Experimente ainda morno com uma bola de gelado de baunilha. Ou aprecie à temperatura ambiente com um pouco de natas.