01 -
Derreta a manteiga em uma panela de tamanho médio, em fogo médio. Continue cozinhando até ouvir crepitações e ver as partes marrons aparecerem no fundo. O cheiro deve ficar levemente de nozes. Transfira tudo, incluindo estas partes, para uma tigela resistente ao calor e deixe esfriar.
02 -
Aqueça o forno a 175°C (350°F). Misture os farelos de bolacha, as nozes-pecã moídas, o açúcar em pó e ½ cup mais 1 colher de sopa da manteiga dourada (parte amarela) até criar uma textura uniforme. Pressione essa mistura no fundo e nas laterais de uma forma redonda de 20-23 cm untada e forrada com papel vegetal. Asse por 10 minutos e deixe esfriar. Reduza o forno para 163°C (325°F).
03 -
Numa tigela grande, bata o queijo creme, o açúcar mascavado, o sal, a baunilha e os resíduos marrons da manteiga até ficar homogêneo. Depois, misture o iogurte grego ou o creme azedo. Por último, adicione os ovos e bata o suficiente para misturar, mas sem exagerar, para evitar rachaduras na torta.
04 -
Despeje o recheio na base já fria. Coloque a forma dentro de uma forma maior e adicione água quente até a metade da altura da forma externa. Asse por 60–75 minutos, até que o centro fique ligeiramente balançando enquanto as bordas estejam firmes. Desligue o forno, deixe a porta entreaberta, e deixe esfriar lentamente por 30 minutos. Depois, transfira para o balcão e aguarde mais 30 minutos. Refrigere por no mínimo 8 horas.
05 -
Misture as natas, o açúcar mascavado, a baunilha e uma pitada de sal. Bata até formar picos suaves. Espalhe sobre a torta fria antes de servir.