01 -
Ligue o forno a 180°C e ajuste a grade para o meio.
02 -
Em uma tigela, misture as raspas de 1.5 limões e 1 laranja com 300 gramas de açúcar. Use os dedos para esfregar as raspas no açúcar até tudo ficar bem misturado e perfumado.
03 -
Bata os ovos com o açúcar cítrico. Acrescente o creme azedo, azeite de oliva, baunilha e sal. Misture bem até ficar leve e aerado após 2 minutos.
04 -
Peneire a farinha, o fermento e o bicarbonato sobre a mistura anterior. Misture levemente com uma espátula até ficar homogêneo, sem mexer demais.
05 -
Unte uma forma redonda de 23 cm ou use uma forma antiaderente de boa qualidade.
06 -
Coloque a massa na forma e asse por 30 minutos. Vire a forma e continue assando por mais 20-30 minutos, verificando com um palito até que saia limpo.
07 -
Deixe o bolo esfriar na forma por 15 minutos. Desenforme cuidadosamente e coloque em uma grade para esfriar completamente antes de cobrir.
08 -
Derreta a manteiga em uma panela no fogo médio-baixo. Deixe ferver e depois pare de mexer assim que começar a soltar um aroma de noz e os sólidos ficarem dourados.
09 -
Passe a manteiga dourada para uma tigela resistente ao calor e deixe esfriar até atingir a textura de manteiga amolecida. Se necessário, leve ao frigorífico por curtos períodos, mexendo ocasionalmente.
10 -
Peneire o açúcar em pó sobre a manteiga dourada e adicione o extrato de baunilha. Bata com uma batedeira até ficar bem fofo. Acrescente as natas aos poucos até atingir a textura ideal para espalhar.
11 -
Espalhe a cobertura sobre o bolo já frio. Crie texturas usando as costas de uma colher ou alise com uma espátula para um acabamento mais elegante.
12 -
Guarde o bolo coberto no frigorífico. Se cortar, coloque as fatias restantes num recipiente fechado e mantenha refrigerado.