01 -
Misture o fermento, o leite morno (43ºC) e 2 colheres de chá de açúcar em uma tigela grande ou da batedeira. Deixe descansar por 10 minutos até formar espuma. Se não espumar, ajuste a temperatura do leite ou substitua o fermento.
02 -
Adicione 4 xícaras de farinha e o restante do açúcar à mistura de fermento. Misture enquanto adiciona os ovos um de cada vez, usando o gancho de massa da batedeira. Mexa até virar uma massa homogênea, cerca de 2 minutos. Pode ser feito manualmente com uma colher de pau.
03 -
Com a batedeira em velocidade baixa, adicione o sal e em seguida, pedaços de manteiga amolecida aos poucos. Aumente para velocidade média e bata por 8-10 minutos até obter uma massa brilhante, macia e levemente grudenta. Raspe as laterais da tigela para que tudo fique bem misturado. Acrescente um pouco mais de farinha se a massa estiver muito grudenta.
04 -
Unte uma tigela grande com óleo. Coloque a massa dentro e cubra com plástico filme. Leve à geladeira por 12-24 horas até crescer quase o dobro. Se preferir, deixe em local aquecido por 1½-2 horas até dobrar de tamanho.
05 -
Com um processador de alimentos, triture as cenouras até ficarem bem picadas. Escorra o excesso de líquido completamente. Se desejar, triture as nozes com as cenouras ou reserve para depois. Misture o açúcar mascavo, farinha, especiarias, manteiga e clara de ovo. Pulse até formar uma pasta consistente. Pode ser armazenado na geladeira por até três dias.
06 -
Divida a massa em duas partes iguais. Abra uma das partes até formar um retângulo fino de 40x30 cm. Espalhe metade do recheio de cenoura, deixando 1,5 cm nas bordas sem recheio. Se as nozes não foram misturadas, polvilhe metade agora. Molhe a borda final com um pouco de água para fechar bem.
07 -
Enrole a massa bem firme a partir do lado menor, formando um rolo de 30 cm. Coloque em uma assadeira levemente enfarinhada e leve à geladeira por 30 minutos. Repita com o restante da massa e recheio.
08 -
Unte duas formas de pão de 23x12 cm com óleo e forre o fundo com papel manteiga. Para ajustar o tamanho, trace o contorno das formas no papel e recorte.
09 -
Corte os rolos ao meio no sentido do comprimento. Coloque as metades lado a lado com o recheio voltado para cima. Torça as duas tiras juntas e pressione as pontas para selar. Transfira os babkas torcidos cuidadosamente para as formas preparadas.
10 -
Cubra as formas com um pano úmido e deixe descansar em um local quente por cerca de 1 hora.
11 -
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Bata a gema reservada com um pouco de água e pincele sobre os babkas. Asse por 40-50 minutos ou até atingirem 90ºC no interior. Cubra com papel alumínio se dourarem rápido demais.
12 -
Deixe os babkas esfriarem nas formas por 15 minutos antes de transferi-los para uma grade de resfriamento até esfriar completamente.
13 -
Enquanto os babkas esfriam, misture o cream cheese e a manteiga até formar um creme homogêneo. Adicione o açúcar de confeiteiro e o cardamomo, mexendo bem. Acrescente o leite aos poucos até atingir uma consistência fluida.
14 -
Despeje a cobertura generosamente sobre os babkas já frios. Consuma na hora ou armazene em um recipiente hermético.