01 -
Escorra a água do feijão que ficou de molho e transfira-o para uma panela grande. Adicione água suficiente para cobrir, junte as folhas de louro e uma boa pitada de sal. Ferva e depois abaixe o fogo, cozinhando lentamente de 1 a 1 hora e meia até ficar macio. Cheque depois de uma hora.
02 -
Escorra o feijão cozido guardando a água do cozimento. Retire as folhas de louro e espere o feijão esfriar um pouco. Triture um alho e coloque no liquidificador junto com o feijão, ervas picadas, suco de limão, 4 colheres da água reservada, sal e azeite.
03 -
Misture tudo no liquidificador até virar um purê. Se precisar, ajuste a consistência com mais água do cozimento. Prove para acertar o sal, o limão ou o azeite, se necessário.
04 -
Pré-aqueça o forno a 200°C (ventilador ligado). Corte a abóbora no meio, retire as sementes e fatie seguindo os contornos naturais. Arrume as fatias em uma assadeira, regue bem com azeite e tempere com sal. Misture tudo para cobrir bem as fatias.
05 -
Coloque no forno para assar por cerca de 40 minutos, até que a abóbora esteja macia e dourada. Vire os pedaços a cada 15 minutos para cozinhar de forma homogênea.
06 -
Em uma panela pequena, aqueça um fio de azeite em fogo médio-baixo. Amasse o restante do alho e adicione ao azeite. Deixe refogar por 2-3 minutos até ficar macio e perfumado.
07 -
Adicione os flocos de pimenta e o sal à panela. Misture a manteiga até derreter. Acrescente os pistaches picados e mexa por mais um minuto. Ajuste o fogo para não queimar. Tire do fogo e, por último, junte a hortelã picada.
08 -
Coloque o purê de feijão em uma travessa grande, espalhando bem. Organize as fatias de abóbora assadas por cima. Regue com a manteiga de pistache e hortelã, finalizando com um toque de sal grosso.