01 -
Junte numa tigela média o azeite, molho de soja, vinho tinto, molho inglês, mostarda Dijon, sumo de limão, um dos dentes de alho picados (reserve o outro), tempero italiano e pimenta preta. Misture tudo até ficar bem homogéneo – este tempero vai dar sabor e ajudar a amaciar a carne.
02 -
Com uma faca afiada, faça cortes leves e diagonais na superfície do bife, deixando espaços de cerca de 2 cm entre cada corte. Coloque a carne num saco plástico grande ou recipiente com tampa, verta o tempero por cima, feche bem (remova o máximo de ar que conseguir) e deixe no frigorífico por pelo menos 8 horas – ou durante a noite – virando ocasionalmente para que o sabor fique bem distribuído.
03 -
Assim que decidir cozinhar, aqueça o forno a 180°C. Tire a carne do tempero, seque-a ligeiramente com papel de cozinha e descarte o líquido restante. Coloque o bife sobre uma tábua com as fibras da carne a correrem horizontalmente.
04 -
Coloque o dente de alho restante picado na tábua e polvilhe o sal por cima. Com o lado achatado de uma faca de chef, amasse o alho e o sal até obter uma pasta. Espalhe essa pasta de forma uniforme na parte de cima do bife.
05 -
Espalhe a cebola picada e o pão ralado por cima do bife, de forma uniforme. Depois, espalhe as folhas de espinafre, cobrindo bem a superfície. Continue distribuindo o queijo flamengo, o queijo parmesão e os tomatinhos secos para completar o recheio.
06 -
Comece a enrolar o bife firmemente, começando por uma das extremidades curtas, como se fosse fazer um rocambole, envolvendo todo o recheio. Use fio de cozinha ou palitos para segurar tudo no lugar, amarrando ou fixando a cada 2 cm aproximadamente. Posicione o rolo com a parte da emenda virada para baixo num tabuleiro para ir ao forno.
07 -
Coloque a carne no forno já aquecido e deixe assar destapada por cerca de uma hora. Verifique a temperatura com um termómetro culinário – ela deve atingir pelo menos 63°C no centro para estar ao ponto (ou cozinhe mais tempo, dependendo da sua preferência).
08 -
Quando tirar do forno, deixe o rolo de carne descansar por 5-10 minutos antes de fatiar. Isso ajuda a suculência e o recheio a ficarem no ponto. Retire o fio ou os palitos e corte o rolo em fatias de cerca de 2 cm de espessura.
09 -
Arrume as fatias num prato bonito para servir. Essas rodelas deliciosas são ótimas para quem busca impressionar numa ocasião especial, mas são simples o suficiente para um jantar relaxado em família.