01 -
Comece por aquecer o caldo de galinha até começar a borbulhar num tacho grande ou panela de ferro. Junte a salva fresca e deixe infundir enquanto prepara o alho.
02 -
Descasque todos os dentes de alho e corte-os ao meio no sentido do comprimento. Aqui vai uma dica importante pro sabor ficar top: encontre o pequeno gérmen no centro de cada dente e tire-o com a ponta duma faca afiada ou palito - isso evita notas amargas na sopa.
03 -
Ferva água numa panela pequena e cozinhe os dentes de alho já preparados por 3-4 minutos até ficarem macios. Escorra bem.
04 -
Esmague com calma os dentes de alho amolecidos usando as costas dum garfo até conseguir uma pasta fina. Adicione ao caldo em lume brando e deixe apurar por mais 10 minutos para misturar os sabores.
05 -
Num frasco que caiba a varinha mágica, misture a gema, a mostarda Dijon, o sal e o óleo. Bata de baixo para cima até tudo emulsionar numa maionese cremosa. Se não engrossar logo, junte a clara reservada e bata novamente.
06 -
Para uma textura super aveludada, coe a sopa (opcional mas vale a pena), depois devolva ao tacho. Tempere a maionese mexendo uma concha de sopa quente, depois incorpore esta mistura no tacho principal.
07 -
Aqueça a sopa devagar até ficar quente por completo, mas tenha cuidado para não ferver porque pode fazer a sopa separar.