01 -
Coloque a farinha, o fermento, o açúcar e o sal juntos em uma tigela grande e misture bem. Crie um buraco no meio dos ingredientes secos e acrescente a água morna com o azeite de oliva. Mexa com uma colher de pau até os ingredientes se unirem. Passe essa mistura para uma superfície polvilhada com farinha e sove com as mãos por uns 10 minutos, até a massa ficar macia, elástica e voltar quando pressionada. Pode ser cansativo, mas vai valer a pena!
02 -
Pegue uma tigela limpa, unte com azeite e coloque a massa dentro. Vire a massa uma vez para que fique levemente coberta pelo azeite. Cubra a tigela com um pano úmido e deixe descansar num lugar quentinho e sem correntes de ar. Espere a massa dobrar de tamanho, o que pode levar cerca de uma hora, dependendo da temperatura ambiente.
03 -
Enquanto a massa cresce, aqueça o azeite em uma frigideira grande no fogo médio. Acrescente as cebolas picadas e mexa para que fiquem cobertas pelo azeite. Agora é questão de paciência: cozinhe lentamente, mexendo de vez em quando, por uns 15-20 minutos até que fiquem douradas e docinhas. Tempere com sal e pimenta e reserve para esfriar um pouco.
04 -
Quando a massa estiver quase no ponto, ligue o forno a 200°C e cubra uma forma com papel vegetal.
05 -
Com a massa já crescida, pressione suavemente para liberar o ar. Separe em 8 pedaços iguais (dá para usar um cortador de massa, se tiver). Faça bolinhas com cada pedaço, depois achate e estique até formar discos com cerca de 0,5 cm de espessura. Use as mãos ou, se preferir, um rolo.
06 -
Coloque os discos na assadeira preparada, deixando um espaço entre eles. Espalhe as cebolas caramelizadas por cima de cada disco e salpique uma boa quantidade de sementes de gergelim. Leve ao forno preaquecido e asse por 15-20 minutos, até as bordas ficarem douradinhas e os pães totalmente assados.
07 -
Deixe os pães descansarem na assadeira por alguns minutinhos antes de servir. Eles ficam incríveis ainda mornos, mas continuam deliciosos mesmo frios. Divida, compartilhe e aproveite cada mordida!