01 -
Comece separando tudo. Se for usando abacaxi fresco, descasque, tire o miolo e corte em pedaços pequenos. Para abacaxi em lata, escorra o suco. Retire o talo e as sementes das pimentas, de preferência usando luvas. Pique a cebola, alho ou coentro, se estiver incluindo.
02 -
Pegue um liquidificador potente ou processador de alimentos e coloque o abacaxi, as pimentas, a cebola e o alho refogados (se tiver usado), o vinagre, o suco de limão, o mel ou açúcar e o sal. Adicione os temperos opcionais. Bata até ficar bem homogêneo e misturado.
03 -
Caso escolha usar alho e cebola, aqueça o óleo de oliva numa panela em fogo médio. Refogue a cebola até murchar, o que leva uns 3-4 minutos. Acrescente o alho e mexa por mais 1-2 minutos até soltar aroma.
04 -
Coloque a mistura do liquidificador numa panela. Cozinhe em fogo médio, mexendo de vez em quando, por cerca de 15-20 minutos. Isso vai encorpar o molho e unir os sabores. Evite deixar ferver para não alterar o sabor.
05 -
Experimente o molho e ajuste conforme preferir. Se quiser mais doce, coloque mais mel ou açúcar. Para mais picância, adicione mais pimenta ou sementes no liquidificador. Caso esteja muito forte, equilibre com mais abacaxi ou vinagre.
06 -
Tire do fogo e deixe esfriar um pouco. Com a ajuda de um funil, transfira o molho para potes ou garrafas de vidro esterilizados. Feche bem e guarde na geladeira. Ele fica ainda mais gostoso com o passar do tempo e pode durar até 3 meses.