01 -
Num pequeno pote, misture água e açúcar e leve ao fogo médio até ficar translúcido. Mexa de vez em quando, desliga assim que dissolver bem. Deixe amornar um pouco e depois acrescente água de rosas e suco de limão (se quiser). Reserve enquanto prepara o restante.
02 -
Aqueça o forno a 175°C. Se for usar corante, misture 2 colheres de sopa de manteiga derretida com o corante escolhido até ficar uniforme. Espalhe essa manteiga colorida (ou apenas manteiga derretida) no fundo e nas laterais de uma forma redonda de 22 cm para evitar que grude e garantir uma base bem dourada.
03 -
Abra a massa fila descongelada numa tábua e, usando uma tesoura ou faca afiada, corte a massa em pequenos pedaços de cerca de 0,5 cm. Passe as tirinhas para uma tigela grande e despeje aos poucos o resto da manteiga. Misture bem com as mãos ou uma colher para distribuir a manteiga de forma homogênea por toda a massa.
04 -
Pegue metade da massa com manteiga e pressione bem no fundo da forma preparada, criando uma base compacta. Fatie o queijo doce e distribua por cima da camada base que formou. O queijo pode ser cortado mais grosso para um recheio mais cremoso. Cubra com o restante da massa e pressione suavemente para ajustar.
05 -
Dobre as bordas da massa nas laterais se necessário e ponha a forma no forno pré-aquecido. Deixe assar por 40 a 50 minutos, até que a superfície fique dourada e crocante, e veja pequenas bolhas de manteiga nas bordas. Retire do forno e deixe descansar por uns 10 minutinhos antes de virar.
06 -
Essa é a parte divertida! Coloque um prato grande ou bandeja sobre a forma e vire tudo de uma vez, com cuidado, para que o knafeh fique com o lado dourado para cima. Salpique pistaches triturados se quiser decorar (fica lindo!). Regue com cerca de metade do xarope doce. Sirva imediatamente, deixando o restante do xarope à parte para quem quiser mais doce.