01 -
Comece por aquecer o forno a 160ºC com ventoinha, ou 170ºC convencional. Prepare o tabuleiro com uma folha de papel vegetal.
02 -
Monte um banho-maria colocando uma tigela resistente ao calor sobre água a ferver (não deixe a tigela tocar na água!). Junte o chocolate picado e a manteiga, mexendo de vez em quando até derreterem numa mistura brilhante. Depois de derretido, adicione o extrato de baunilha para realçar o sabor.
03 -
Pegue na batedeira elétrica e numa tigela média. Bata os dois tipos de açúcar com os ovos em velocidade alta até que a mistura fique clara, espessa e fofa - procure aquela consistência de fita perfeita.
04 -
Numa tigela separada, peneire a farinha, o cacau em pó, o fermento e o sal. Não se esqueça de juntar as pepitas de chocolate! Peneirar ajuda a evitar grumos e garante uma distribuição uniforme.
05 -
Hora de juntar tudo! Dobre suavemente a mistura de chocolate derretido nos ovos e açúcar batidos. Use movimentos leves - queremos manter todo aquele ar incorporado.
06 -
Agora incorpore cuidadosamente os ingredientes secos usando uma espátula. Pare de mexer assim que tudo estiver combinado - mexer demais é inimigo dos brookies perfeitos!
07 -
Coloque colheradas generosas da massa no tabuleiro preparado, deixando bastante espaço entre cada uma para se espalharem. Leve ao forno pré-aquecido durante 12-14 minutos, até estarem firmes com aquele topo rachado característico.
08 -
Ao sair do forno, polvilhe com uma pitada de flor de sal se quiser dar um toque especial. Deixe-os repousar no tabuleiro durante 10 minutos antes de os transferir para uma grelha - isto ajuda-os a assentar perfeitamente.