01 -
Numa tigela, misture o amido de milho, açúcar e sal. Junte as gemas e bata até ficarem mais claras. Numa panela, aqueça o leite com a essência de baunilha e as sementes da vagem até formar bolhas nas bordas, sem ferver. Deite o leite morno na mistura de ovos aos poucos, e depois volte tudo para a panela. Cozinhe em lume médio-baixo, mexendo sempre até engrossar. Tire do lume, adicione a manteiga e misture bem. Ponha numa tigela, tape e guarde no frigorífico até arrefecer.
02 -
Numa tigela grande, junte o leite morno, fermento, açúcar, sal e ovo, mexendo até ficar uniforme. Adicione a manteiga amolecida e a farinha, depois amasse com a mão ou com o gancho da batedeira por 2-3 minutos. Ponha numa tigela untada com óleo, tape e deixe levedar num local quente por 1,5-2 horas.
03 -
Estenda a massa levedada numa superfície enfarinhada até ficar com meio centímetro de espessura ou menos. Use um cortador em forma de coração para cortar os donuts. Junte os restos, volte a estender e corte até usar toda a massa. Coloque numa tabuleiro untado, cubra e deixe descansar por 30 minutos.
04 -
Aqueça óleo vegetal a 160-175°C numa panela funda. Ponha os donuts com cuidado em pequenas quantidades, fritando até ficarem dourados de cada lado. Transfira para papel absorvente ou uma grelha para escorrer o óleo em excesso.
05 -
Encha um saco de pasteleiro com um bico pequeno com o creme frio. Faça um buraco fundo num dos lados de cada donut e injete o creme até estar bem cheio.
06 -
Numa panela pequena em lume médio, misture o açúcar e a água. Deixe ferver sem mexer (para evitar cristalização) até o açúcar dissolver e ficar dourado. Reduza o lume até atingir uma cor âmbar mais profunda, depois retire do lume.
07 -
Rapidamente, antes que o caramelo endureça, mergulhe um lado de cada donut recheado no caramelo quente, deixando escorrer o excesso. Coloque numa grelha para solidificar. Sirva no próprio dia para melhor apreciar o contraste entre o caramelo crocante e o donut macio.