01 -
Comece precalentando seu forno a 175°C. Pegue sua forma de donuts e unte levemente com manteiga ou spray de cozinha. Isso facilitará a retirada dos donuts depois do cozimento!
02 -
Em uma tigela separada, bata o ovo até formar uma leve espuma. Adicione o leite, a manteiga derretida (certifique-se de que não está quente demais!) e o extrato de baunilha. Misture tudo até obter um líquido homogêneo.
03 -
Num recipiente médio, misture com um batedor a farinha, fermento, bicarbonato de sódio, sal e açúcar. Isso ajuda a espalhar os agentes de fermentação para obter donuts fofinhos.
04 -
Despeje os líquidos sobre a mistura seca e mexa com uma espátula até que não sobrem marcas de farinha. Não mexa demais - pequenos grumos na massa são normais e garantem donuts mais macios. Por último, adicione delicadamente as framboesas picadas à massa.
05 -
Coloque a massa cuidadosamente nas cavidades da forma de donuts, enchendo cerca de ¾ de cada espaço. Para uma aplicação mais limpa, transfira a massa para um saco plástico lacrado, corte uma ponta e use como saco de confeitar para preencher a forma.
06 -
Coloque sua forma no forno já aquecido e deixe assar por 12 a 15 minutos. Os donuts estarão prontos quando retornarem ao formato original após um toque leve ou quando um palito sair quase limpo, com um pouquinho de massa grudada.
07 -
Enquanto os donuts esfriam totalmente, amasse as framboesas com o suco de limão em uma tigela pequena até formar um purê vivo. Passe a mistura numa peneira fina para remover sementes. Em outra tigela, misture o purê coado com o açúcar de confeiteiro até obter um glacê brilhante e macio. Se ficar muito grosso, adicione respingos de leite para ajustar!
08 -
Com os donuts totalmente frios, mergulhe as partes superiores no glacê de framboesa. Gire suavemente para cobrir bem e deixe escorrer o excesso antes de colocá-los sobre uma grade. Para dar um charme extra, adicione pedaços de framboesa fresca ou confeitos enquanto o glacê ainda está úmido.