01 -
Encha uma panela com água e adicione 1 colher de sopa de sal. Junte as batatas descascadas e cortadas. Leve a ferver e cozinhe até conseguir espetar facilmente um garfo nas batatas. Escorra bem e esmague com 4 colheres de sopa de manteiga. Deixe arrefecer até à temperatura ambiente antes de usar na receita. Pode fazer isto com 1 a 3 dias de antecedência.
02 -
Numa tigela grande, junte o puré de batata, o queijo ralado, o ovo, a farinha e o cebolinho picado. Use um esmagador de batatas para misturar tudo até ficar bem incorporado. Se a mistura parecer muito mole para formar bolinhos, acrescente mais farinha, uma colher de sopa de cada vez.
03 -
Pegue numa colher de sopa cheia da mistura de batata e forme um bolinho redondo com cerca de 1 cm de espessura entre as palmas das mãos. Passe ambos os lados pelo pão ralado, cobrindo uniformemente, e reserve numa tábua. Repita com o resto da mistura.
04 -
Aqueça uma frigideira antiaderente grande em lume médio com óleo suficiente para cobrir levemente o fundo. Quando estiver quente, coloque os bolinhos numa única camada (não encha demais a frigideira). Cozinhe por 3-4 minutos de cada lado até ficarem dourados e crocantes. Para cozinhar mais rápido, use duas frigideiras ao mesmo tempo.
05 -
Transfira os bolinhos cozidos para um prato forrado com papel de cozinha para absorver o excesso de óleo. Sirva quente com uma colherada de natas azedas por cima ou ao lado.