01 -
Esquente o leite até ficar morno (se estiver muito quente, o fermento não funciona; muito frio, ele não acorda). Misture o fermento ao leite morno e deixe descansar por 10 minutos até ficar espumoso.
02 -
Com um gancho de massa na batedeira, misture farinha, açúcar, sal, baunilha e as raspas de limão. Coloque os ovos e o leite com fermento e bata até começar a formar uma massa maleável. Se estiver grudenta demais, adicione um pouco de farinha.
03 -
Com a batedeira na velocidade média, vá colocando pedaços de manteiga, um de cada vez, até que cada pedaço se misture completamente. Continue batendo até obter uma massa lisa que desgrude das laterais da tigela. Se necessário, acrescente mais um pouco de farinha.
04 -
Unte uma tigela grande com manteiga e coloque a massa dentro, rodando-a para cobrir todas as superfícies. Cubra com plástico filme e deixe na geladeira de um dia para o outro (ou pelo menos 5-6 horas). Essa fermentação lenta melhora o sabor da massa.
05 -
Enquanto a massa descansa, cozinhe os morangos picados com açúcar em uma panela até começarem a amolecer e formarem um caldo. Amasse-os levemente e depois triture até obter um purê. Misture amido de milho com água até virar uma pasta e adicione ao purê junto com baunilha e suco de limão. Passe a geleia por uma peneira fina para tirar quaisquer pedacinhos e leve à geladeira.
06 -
No dia seguinte, preaqueça o forno a 190°C e forre uma forma de pão com papel manteiga. Abra a massa em uma superfície enfarinhada até formar um retângulo de 22x28 cm. Espalhe a geleia de morango uniformemente, deixando uma borda de 1 cm ao redor. Enrole a massa firmemente como um rocambole, começando pelo lado mais longo.
07 -
Com uma faca bem afiada, corte o rolo ao meio no sentido do comprimento, deixando as camadas expostas. Vire as partes cortadas para cima e torça uma sobre a outra como uma trança. Dobre as extremidades para baixo e transfira com cuidado para a forma preparada.
08 -
Coloque o babka no forno preaquecido e asse por 45-50 minutos, até que fique dourado por cima e totalmente assado por dentro.
09 -
Enquanto o babka está no forno, faça uma calda simples cozinhando açúcar e água em fogo médio até ferver. Assim que sair do forno, pincele a calda generosamente sobre o pão quente. Após esfriar por 10 minutos, retire da forma e role no açúcar extra, criando aquela casquinha doce e crocante.